Este Episódio 05, tem como tema, um manifesto. “Parem de tentar colonizar a nossa cultura. Parem de tentar colonizar os nossos mestres tradicionais”.
Este vídeo apresenta uma perspectiva distinta dos demais, pois desenvolve sua mensagem principal a partir de um conto poético. Seu tema central é sinalizar a pensadores e acadêmicos que, ainda hoje, não compreendem o quanto é essencialmente diferente ser um pensador e ser um sábio.
Essa incompreensão é fruto de um profundo desconhecimento acerca do verdadeiro significado de “cultura”. Inúmeras disciplinas vêm negligenciando a cultura como espinha dorsal de qualquer sociedade e, por isso, muitos pensadores brasileiros tendem a adotar posturas agressivas e negligentes em relação aos agentes culturais — mestres e mestras populares.
É justamente por esse motivo que artigos como o citado no vídeo, desprovidos de embasamento cultural, promovem uma agressão tão significativa: ao tentar colocar os sábios na mesma categoria dos pensadores, cometem um erro grave. Trata-se de campos de atuação distintos e, embora possam parecer semelhantes à primeira vista, essas diferenças só se tornam visíveis quando se compreende, de fato, o significado profundo de cultura.
Este conteúdo é fruto de uma pesquisa realizada por Suellen Carollo. Pesquisadora de Culturas Matriarcais. Artesã de sons e sonhos.